quarta-feira, 21 de março de 2007

Minas busca modelo Colômbia

O governador Aécio Neves parece preocupado com a situação da Segurança Pública em Minas. Para se ter idéia, todos os finais de semana mais de 25 pessoas são mortas de forma violenta [100 assassinatos a cada mês] na Região Metropolitana. A população não fica chocada com a situação porque não toma conhecimento, já que os jornais diários não podem mais publicar estes números. Deve ser porque tal mortandade seja um vexame para o governo de Minas. Pois é, buscando dar um basta a esta carnificina o governador Aécio Neves vai até à vizinha Colômbia à cata de Know How contra a violência em Minas.Como se sabe, a Colômbia é país sede do Cartel de Medelin - que controla boa parte da produção e comercialização de cocaína no planeta Terra. Foi lá que o traficante Fernandinho Beira Mar se refugiou quando fugiu do Deops de Minas. É lá, também, a terra das Farcs e dos Pára-Militares que se trucidam há anos. Mas, apesar desse histórico, desde a posse do direitista Álvaro Uribe na Presidência daquele país, a Colômbia tem conseguido conter a violência nas grandes cidades - Bogotá, Medelin e Cartagena. Segundo anunciou o Diretor de Planejamento Nacional, Santiago Montenegro, desde 2005 estão em flagrante queda as cifras de homicídios e seqüestros. A taxa de homicídios registrada no país é a mais baixa dos últimos 20 anos, numa demonstração que Colômbia está deixando de ser um dos países mais violentos do mundo.Segundo o blog "Conjuntura Criminal" [http://conjunturacriminal.blogspot.com/], em 2006, a redução da violência atingiu o nível mais baixo em duas décadas. São menos de 18 mil mortes, uma queda dramática do pico de quase 29 mil em 2002. Só em 2006, em relação a 2002, foram salvas dez mil vidas colombianas.Agora é esperar para vermos o que de bom o governador Aécio Neves trará da Colômbia.

Do governo para a Usiminas

A revista "Veja" que circula a partir deste domingo (19/3), garante que "Wilson Brumer está deixando o governo Aécio Neves, em que ocupa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em direção à Usiminas. Oficialmente se dirá que ele vai para a presidência do conselho de administração da siderúrgica

Unesco aprova PED de Lula

Segundo representantes da Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado em linha gerais pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 15/3, contém três pontos que podem garantir o sucesso da iniciativa: ações em diversas áreas, responsabilização coletiva dos três poderes e níveis de governo, e